Ser mulher como Maria

Dona do perfume mais agradável, o abraço mais acolhedor, a filha escolhida por Deus, a mãe perfeita, a mulher do “sim”. Maria é a maior referência de mulher que podemos ter.

“Se houve uma primeira mulher, a simbologia de Eva, e esta mulher disse não ao projeto de Deus e construiu outro projeto, Maria é a mulher do ‘sim’, ela é a mulher que reconstrói esta aliança de amor que Deus, desde o início, quis fazer com a humanidade.” – Padre Camilo Júnior, C.Ss.R.

Maria, antes de ser mãe de Jesus, já era dona de uma luz potencializada pela fé. Temente a Deus, mesmo sem entender o Seu plano e sem imaginar como explicá-lo e o que pensariam, disse sim a Sua vontade.

Ao ser mãe, acompanhou Jesus em cada passo, inclusive na tristeza, onde chorou e sofreu com Ele. Maria nunca desamparou, Maria nunca disse não a vontade do Senhor.


Maria Alice Figueira/A12
Mulheres de todas as idades se inspiram em Maria, no seu amor, na sua fé e em sua história

Mulheres são seres de luz, alegria, força e determinação. Maria personifica a mulher, pois expõe todas estas características como mãe, filha e esposa; e tudo isso porque sempre esteve cheia de Deus.

Cada mulher carrega consigo a potência de Maria. A magnitude, a delicadeza, a sensibilidade, a ternura, todas se comparam com a rosa mais chamativa do jardim, aquela que tem sua beleza única, seu cheiro acolhedor, possui seus espinhos, assim como as demais rosas, mas marca a visão e o coração como nenhuma outra.

Independentemente das dificuldades, dos defeitos, dos pecados, dos espinhos, se colocarmos Maria como referência em nossa busca pela santidade e purificação, não haverá espaço para a dor que podemos causar, mas para a acolhida que somos capazes de proporcionar.

Para entender uma mulher antes é necessário sonhá-la: eis por que a mulher é o grande dom de Deus, capaz de trazer harmonia à criação. A ponto que, gosto de pensar que Deus criou a mulher para que todos nós tivéssemos uma mãe.

É a mulher que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela. E se explorar as pessoas é um crime de lesa humanidade, explorar uma mulher é mais do que um delito e de um crime: significa destruir a harmonia que Deus quis dar ao mundo, é voltar para trás.” – Papa Francisco

Thiago Leon
Thiago Leon
Mulheres que se espelham em Maria levam em suas caminhadas a maior referência de temor a Deus

Que possamos, assim como Maria, sermos e vivermos a essência de mulher que Deus criou. Espalharmos a Palavra, contribuirmos com a sociedade em que estamos inseridas, transbordarmos paz a quem nos procurar, sermos refúgio, sermos mães e filhas com propósito, sermos mulheres do sim.

Que possamos ser exemplo de força, fé e luta ao mesmo tempo em que podemos ser exemplo de delicadeza, carinho, sensibilidade e amor. Ser força e delicadeza. Ser por inteira a junção de infinitos atributos que o Senhor nos concebeu

“A mulher é harmonia, é poesia, é beleza. A ponto que sem ela o mundo não seria tão bonito, não seria harmónico.” – Papa Francisco.