Marketing personalizado: Como ele pode contribuir na evangelização?

Estamos tão acostumados com o uso da internet, que tudo parece tão automático, e não percebemos algumas características importantes sobre ela. De fato, essa grande mídia trouxe uma inovação em todas as áreas da comunicação, inclusive na evangelização.

Então, como isso influencia na hora de evangelizar?

Muito antes da internet nascer, o grande veículo de informação era o jornal, depois veio o rádio e depois a TV. Todos esses foram se adaptando e, com eles, o marketing foi criando fórmulas de comunicação com o público.

Mas muita coisa mudou com a chegada de uma nova grande mídia: a internet.

O ponto fundamental é que a informação explodiu em todas as áreas, com isso, ela também se tornou difícil de ser encontrada. Daí  surge a importância do marketing personalizado.

Você deve entender como é ruim falar com um grupo de pessoas e não ter a atenção sobre aquilo que você quer falar?

Sem mais enrolação, vamos descobrir como falar da forma correta, para as pessoas certas e no momento certo. Confira abaixo!

O que é marketing personalizado?

De forma bem resumida, o marketing personalizado consiste em atrair as pessoas em potencial com a comunicação adaptada às suas necessidades. Isso permite gerar mais valor ao conteúdo ofertado, pois o consumidor se sente mais valorizado.

Talvez você se pergunte: “E o alcance da evangelização é prejudicado?” – Pelo contrário.

São estratégias baseadas no histórico e no perfil dos consumidores (Rockcontent – Camila Casarotto, 21/05/2021). Sendo assim, é mais possível falar às pessoas na internet de forma mais impactante e é esse o nosso interesse com o anúncio do evangelho.

Ainda melhor se você deseja realizar um evento, atrair novas pessoas, iniciar uma formação, criar grupos de pessoas, fidelizá-las e etc. São muitas as estratégias possíveis.

O marketing personalizado colabora muitíssimo para a evangelização da igreja, pois permite criar uma relação mais próxima com a pessoa do outro lado. O conteúdo fica ainda mais envolvente e atinge o objetivo pretendido. Por isso, novamente afirmamos que a natureza da igreja é comunicar.

Como personalizar a evangelização com o marketing?

Se desejamos evangelizar melhor e alcançar novas pessoas para a comunidade, para uma comunhão com Deus, através da internet, então devemos personalizar a nossa comunicação.

A abordagem se torna única e mais próxima da realidade do outro, assim como deve ser a nossa experiência com Jesus Cristo. Veja abaixo 3 formas de contribuições que o marketing personalizado pode trazer na evangelização.

1 – Evangelizar criando identificação

Ao invés de enviar uma mensagem na qual ninguém se identifica, que tal enviar uma que fala justamente sobre a dor que o outro está sofrendo? Como solucioná-la por meio da Palavra de Deus? Com isso, a nossa evangelização na internet colherá muitos frutos para a messe.

Antes disso, é necessário um bom planejamento. Pesquisar e entender as dores que as pessoas enfrentam no seu dia, o que realmente interessa a elas, e, com isso, tornar efetiva a evangelização.

Esse deve ser sempre o objetivo final quando a Pascom planeja a forma como deve atuar, isso não pode ser esquecido: colaborar com a evangelização da igreja.

2 – Criar interação com o conteúdo de evangelização

Além de identificar os problemas das pessoas com quem desejamos nos comunicar, ou seja, realizar a evangelização, de fato, também é preciso interagir com elas. Um dos melhores recursos que a internet nos oferece para isso são as redes sociais.

O intuito é criar uma proximidade e manter a linha de comunicação cada vez mais personalizada. Por exemplo, vimos durante o período da pandemia como a Pastoral da comunicação contribuiu para aumentar a participação dos fiéis. E como é possível ainda hoje aproveitar as oportunidades geradas pela pandemia.

3 – Divulgar os eventos e ações de evangelização da comunidade

Uma forma eficaz de divulgar os eventos ou qualquer ação evangelizadora da igreja é através do marketing personalizado. Não somente notificar de forma eficaz, mas até planejar, criar e executar novos eventos identificando as necessidades e dores da comunidade, ou público alvo.

Por exemplo, se há muitos problemas para a evangelização dos jovens e quais os impedimentos para ela acontecer. Desse modo, se aproveita as informações como base para estruturar algo de forma estratégica.

Conhecer o público e a sua experiência torna mais efetiva a evangelização!

Se isso faz sentido para você, então o que está esperando para melhorar a sua comunicação através do marketing personalizado na evangelização?

Por fim,

É muito importante investir no marketing personalizado para melhorar a experiência do público e facilitar a evangelização na internet. Para que a comunicação possa atrair e converter mais, identificando melhor as pessoas com a mensagem do evangelho e fazendo-as fiéis.

VAMOS EVANGELIZAR!