Escola para os pais

8 dicas do Papa Francisco para um casamento feliz

O Papa Francisco nos dá algumas dicas para construir um casamento forte e feliz.

Há alguns meses, o Papa Francisco ofereceu a vários casais que vieram ao Vaticano uma série de dicas para um casamento feliz .

1. Construa a casa juntos

A casa é construída em conjunto, não sozinha, e construir significa promover e ajudar o crescimento. Caros namorados, vocês estão se preparando para crescer juntos, construir esta casa, viver juntos para sempre.

Não construa sobre a areia dos sentimentos que vêm e vão, mas sobre a rocha do amor autêntico, o amor que vem de Deus. A família nasce desse projeto de amor que quer crescer à medida que se constrói uma casa, que é um espaço de carinho, ajuda, esperança, apoio.

2. Perca seu medo de “para sempre”

O medo do “para sempre” é curado dia a dia, confiando ao Senhor Jesus uma vida que se torna um caminho espiritual diário, construído por etapas, pequenos passos, etapas de crescimento comum, construído com o compromisso de se tornar mulher e homens maduros na fé. Estar juntos e saber amar para sempre é o desafio dos maridos cristãos .

Foto: Mídia do Vaticano

Foto: Mídia do Vaticano

3. Pratique a oração

Desta forma, a oração é importante e necessária, sempre. Ele por ela, ela por ele e os dois juntos. Peça a Jesus para multiplicar seu amor. Na oração do Senhor, dizemos: “Dê-nos hoje o nosso pão diário”. Os maridos também podem aprender a orar assim: “Senhor, dê-nos nosso amor diário hoje”, porque o amor diário dos cônjuges é o pão , o verdadeiro pão da alma, que os sustenta a seguir em frente.

4. Pratique cortesia

É necessário aprender a perguntar: posso fazer isso? Você gosta se fizermos isso, se tomarmos essa iniciativa, se educarmos as crianças assim? Você quer que saamos hoje à noite? Em resumo, pedir permissão significa saber como entrar com cortesia na vida de outras pessoas . Sim, a cortesia preserva o amor. E hoje em nossas famílias, em nosso mundo, muitas vezes violento e arrogante, há uma necessidade de muito mais cortesia. E isso pode começar em casa.

5. Aprenda a dizer “obrigado”

Dizer “obrigado” parece fácil, mas sabemos que não. Em seu relacionamento, é importante ter a consciência de que a outra pessoa é um presente de Deus vivo, e para os presentes de Deus é dito obrigado !, você sempre agradece. E com essa atitude interior, agradeça um ao outro por tudo.

O Papa Francisco assegurou que a transmissão da fé deve começar em casa.

O Papa Francisco assegurou que a transmissão da fé deve começar em casa.

6. Aprenda a se desculpar

Na vida, cometemos muitos erros, muitos erros. Nós comprometemos todos eles. Aqui está a necessidade de usar esta palavra simples: “desculpe”. Em geral, cada um de nós é propenso a acusar o outro e se justificar. Acusar o outro a não pedir desculpas é um instinto que está na raiz de muitos desastres.

Vamos aprender a reconhecer nossos erros e pedir perdão . “Desculpe se eu levantei minha voz hoje”; “Desculpe se eu passei sem saudação”; “Desculpe se eu estava atrasado”, “se esta semana eu estava muito quieto”, etc. Podemos dizer muitos “perdão” por dia. É assim que uma família cristã cresce.

7. Veja o casamento como uma festa

O casamento é uma festa, uma festa cristã , não uma festa do mundo. O que aconteceu em Cana há dois mil anos, na verdade acontece em todas as festas de casamento: o que tornará seu casamento plena e profundamente autêntico será a presença do Senhor que se revela e dá sua graça. É a presença dele que oferece o “bom vinho”; é Ele o segredo da alegria plena, que realmente aquece o coração. É a presença de Jesus nessa festa. Faça uma festa linda, mas com Jesus . Não com o espírito do mundo.

8. Trabalhem juntos

O casamento também é um trabalho cotidiano , eu poderia dizer um trabalho artesanal, um trabalho de ourives, porque o marido tem a tarefa de tornar sua esposa mais esposa e a esposa tem a tarefa de tornar seu marido mais homem. Cresça também na humanidade, como homem e como mulher. Assim, os filhos terão essa herança de ter pai e mãe que cresceram juntos, tornando-se um ao outro mais homem e mulher.

Pascom

Pastoral da Comunição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *